Header Ads

Terremoto de 7,1 de magnitude atinge o Peru e é sentido no Brasil

Um terremoto de 7,1 de magnitude atingiu o Peruna manhã desta sexta-feira (24) e foi sentido no Brasil e no Chile. Até o momento não há informações sobre possíveis danos. O epicentro foi registrado a 609, 5 km de profundidade e a 250 km da cidade de Puerto Maldonado, perto da fronteira do Brasil, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor foi sentido em Rio Branco, às 4h no horário do Acre (6h, pelo horário de Brasília). Nas redes sociais, várias pessoas relatam que sentiram as paredes balançarem e que ficaram assustadas.

Também houve relatos de usuários no Peru sobre dois fortes choques na cidade de Pucallpa, a noroeste do epicentro do terremoto, e de chilenos sobre tremores em Arica, no Chile. A cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, sentiu o abalo de um terremoto de 5,2 graus na escala Richter, que ocorreu nesta quarta-feira (5), próximo ao município de Pucallpa, no Peru.
Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor foi a 189 quilômetros (km) de Cruzeiro do Sul e a 38 km da cidade peruana. O município acreano fica a 210 km de Pucallpa, que é capital de Ucayali. O fato de ambas as cidades estarem próximas da região dos Andes faz com que os moradores do interior do Acre sintam os abalos dos terremotos, que, frequentemente, acontecem no Peru.

Nenhum alerta de tsunami foi emitido pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, e o serviço de bombeiros do Chile disse no Twitter que o tremor não tinha o potencial de gerar um na costa chilena. No início deste semana, outro terremoto, registrado na Venezuela, foi sentido no norte do Brasil.
Fonte: Com informações do  g1.globo.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.