Header Ads

Escola de Ensino Médio realiza atividade de valorização das comunidades Geladinho, Espírito Santo e Bacabal

A Praça dos Sonhos, localizada no bairro São Félix, em Marabá (PA), ficou lotada pela comunidade para prestigiar a I Mostra Meu Lugar: Geladinho, Espírito Santo e Bacabal, ontem (3), a partir de 8 horas da manhã. O projeto escolar visa a combater o olhar “discriminatório” e “preconceituoso” sobre as vilas Geladinho, Bacabal e Espírito Santo, oriundo dos próprios alunos a respeito das comunidades onde residem. O projeto foi desenvolvido pela comunidade da Escola de Ensino Médio Walkise Viana, localizada no bairro São Félix II. 
Durante o evento, foram abordados, sob “vários olhares”, o aumento do desrespeito, a violência física e verbal, a existência do bulling, a negação da identidade dos estudantes, o desestímulo de frequentar a escola e o baixo rendimento nas disciplinas do currículo escolar. Temas que preocupam tanto aos educadores quanto aos alunos da Escola Walkise Viana. 
Um dos vários objetivos da I Mostra Meu Lugar: Geladinho, Espírito Santo e Bacabal é incentivar os educandos para que tenham respeito e valorizem a vila onde moram e a escola onde estudam. Além da preservação do meio ambiente, divulgação das atividades econômicas e o respeito aos valores, a cultura e as riquezas sociais existem nas comunidades Geladinho, Espírito Santo e Bacabal. 
Atividades como Mostra fotográfica, histórico das comunidades, apresentações culturais, relatos de contos e causos, realização de rodas de conversas, exposição das obras produzidas pelos alunos e venda de produtos e artesanatos produzidos pelas próprias comunidades, ocuparam vários espaços da Praça dos Sonhos. 
O espaço público da comunidade, antes era um local ocupado por consumidores de droga e álcool, mas ontem cedeu espaço para o que existe de mais importância em uma escola: “a produção do conhecimento”. Os relatos de campo e o relato a partir do olhar dos estudantes das próprias comunidades nortearam a realização.
Fonte: (Com informações da Jornalista e Profa Emily Valéria Coelho)

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.