Header Ads

Homenagem à Literatura: 29 de outubro, Dia Nacional do Livro

No Brasil, o Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de outubro. Data que nos remete ao dia de fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810. A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro! Ele pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas, seja ele de papel ou virtual. 
Os amantes dos livros ainda celebram anualmente o Dia Internacional do Livro, em 23 de abril, ano em que surgiu na região da Catalunha, leste da Espanha, o escritor Miguel de Cervantes, autor do clássico “Dom Quixote”. Os livros surgiram há centenas de anos e, desde então, continuam maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade. Com a invenção da internet, eles ganharam novas versões, cores e utilidades. 
“Um país que não lê, é um país sem informação”, afirma o escritor paraense Walcyr Monteiro.  Apesar de uma história que teve início no século XIX, apenas 44% da população brasileira são considerados leitores, enquanto 30% nunca compraram um único livro, segundo dados da pesquisa Retrato da Leitura de 2015. Segundo André Maurois, “A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.