Header Ads

Morte de candidato faz SUSIPE suspender Concurso para Agente Prisional

Na última sexta-feira (26), a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará, SUSIPE, através do Edital Nº 026/2018, suspendeu a execução do Concurso C-199, após a morte de Ismael Lauane Sousa, ao realizar o Teste de Aptidão Física (TAF), no dia 21, na cidade de Castanhal, nordeste do Pará. A Secretaria de Estado de Administração (Sead) informou que todos os candidatos apresentaram laudo médico, comprovando estarem aptos a realização, conforme exigência do edital, mas a família da vítima alega negligência dos fiscais de prova. Deixando transparecer falta de padronização e organização do certame público. 
A realização do Concurso C-199 se arrasta, desde o ano passado, com um número infindável de provas e testes. No dia do TAF (21), vários candidatos reclamaram do fechamento dos portões de locais de prova, 15 minutos antes do horário previsto no edital, em Marabá. Já em Castanhal, no dia da realização do teste físico, os portões ficaram abertos o tempo todo, não houve fechamento. Outras reclamações indicaram que os candidatos passaram por um longo tempo de espera, sentiram problemas de saúde, porque não havia como sair do local de prova para comer ou tomar água. Segundo Renan Jacques, ele se machucou devido ao cansaço e a fome. “Entrei no ginásio às 14h e saí somente às 20h40”. Disse ele.
De acordo com as denúncias, os locais onde as provas foram realizadas tinham desde um “pó branco”, jogado de forma proposital, a ginásio com o piso de “taco”, escorregadio e perigoso. Além da aprovação de candidatos acima do índice de massa corpórea contido no edital do concurso por ausência de uma junta médica, conforme prevê o edital. Há reclamações da morosidade e falta de vontade da banca do concurso de analisar os recursos impetrados. “Eles devolvem as petições, alegando falta de clareza nos argumentos verdadeiros”, uma clara “enrolação”, afirma um candidato. Veículos de imprensa já divulgaram uma série de recursos na justiça, solicitando a anulação do Teste de Aptidão Física e até mesmo de todo o concurso.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.