Header Ads

Atriz global, Zezé Motta, participa de festa na aldeia dos Índios Gavião no Pará

Por Victor Haôr
Amanhã, desembarcará em Marabá, durante a madrugada, a atriz, cantora e ativista social, Maria José Motta de Oliveira, a “Zezé Motta”. Ela participa, como convidada, das atividades de aniversário que estão acontecendo na aldeia dos índios Gavião Parkatejê no município de Bom Jesus do Tocantins. A atriz vem acompanhada do também ator e ambientalista Paulo Maia, e de uma produtora de elenco da TV Globo do Rio de Janeiro. 
A previsão é que a cantora desembarque no aeroporto de Marabá, às 00h15min, de sábado (08), e seguirá direto para a aldeia. No dia seguinte, participa das festas junto à comunidade indígena. A previsão é que a equipe permaneça dois dias, conhecendo a cultura do povo indígena Gavião e descobrindo mais sobre os rituais, danças, atividades esportivas e pinturas corporais. 
Paulo Maia, além de ator e ambientalista, também trabalha como documentarista. Ele esteve na aldeia, há 4 anos, produzindo um documentário sobre o dia a dia da comunidade do povo Gavião Parkatejê e acompanhou um grupo de índios da aldeia até ao Rio de Janeiro. No documentário, Paulo Maia contrasta a vida agitada dos grandes centros urbanos com a tranquilidade em viver uma vida integrada ao ambiente da Floresta Amazônica. 
O convite à atriz Zezé Motta, partiu de Paulo Maia, que já mantem um contato mais próximo com os membros da aldeia. Para Maia, trazer Zezé para participar das festas dos índios Gavião é um momento de grande orgulho e honra, pois a vida da artista, retrata bem a luta pelos direitos sociais pleno de todos os povos. 
Dona de uma brilhante carreira nos palcos, cinema e televisão, Zezé Motta é cantora, atriz, mãe de seis filhos, 73 anos de vida, 50 anos de carreira, 14 discos, 35 novelas e mais de 40 filmes. Impossível não se orgulhar. Não apenas pelos números, mas também por sua história de luta em favor dos negros no Brasil. A festa na aldeia dos índios Gavião, é aberta ao público, e está localizada às margens da BR 222, sentido a cidade de Bom Jesus do Tocantins. 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.